Uma das coisas úteis da consulta do viajante foi o facto de nos terem sido dadas imensas dicas a nível de cuidados a ter. Para além disto, também nos ajudaram a fazer um estojo médico para que, mesmo que nos aconteça alguma coisa, estejamos prevenidos!
Uma das coisas que a médica simpaticamente nos alertou foi a percentagem de DEET que o repelente deve conter. Alguém sabia que isto existia?! Pois bem, nós não! O DEET protege contra picadas de mosquito que transmitem a dengue, malária e febre amarela. Portanto, amarelos já não ficamos :) A percentagem de DEET que um repelente deve conter será entre 20% a 30% sendo que em Portugal penso que não se venda nada acima de 25%. Um dos repelentes aconselhados é o Tabard.
Agora relativamente aos restantes medicamentos a levar:
- Paracetamol (Ben-U-Ron);
- Anti-diarreicos - Ultra Levur e Imodium (Devemos sempre utilizar o Ultra Levur como opção uma vez que não provoca danos e ajuda a melhorar a flora intestinal enquanto o Imodium faz com que o intestino pare o seu fluxo normal. Ora se o nosso organismo está a tentar expulsar alguma coisa e se nós estamos a obriga-lo a parar, isto pode causar sérios problemas intestinais e não só. Assim sendo, Imodium só deve ser utilizado em caso extremo - se fomos fazer algum tipo de passeio, andar de avião, barco...);
- Brufen;
- Domperidona - Para caso de vómitos;
- Omeprazol e Ulcermin - Protetores gástricos;
- Fenistil;
- Betadine;
- Soro Fisiológico;
- Termómetro;
- Ligaduras e pensos rápidos;
- Protetores solares;
- Antibiótico - Deve ser utilizado em caso extremo e o médico indica-vos qual será o melhor.
Conclusão: Saímos 60€ mais pobres da farmácia. (Ainda compramos os medicamentos da malária!)
E aqui não estão todos! |
Agora deixo-vos algumas dicas uma vez que as vacinas são apenas medidas de prevenção e isto não quer dizer que estejamos 100% protegidos!
Águas:
- Apenas devemos beber água engarrafada;
- Evitar gelo (caso não se lembrem o gelo é feito a partir da água) :P ;
- Evitar frutas com casca, legumes verdes (alfaces e afins);
- Caso seja possível, lavar os dentes com água engarrafada.
Animais e insectos;
- Evitar o contacto direto com animais - Em Bali existem imensos cães na rua e macacos com raiva;
- Tratar imediatamente as feridas com água - e aqui podemos usar soro fisiológico - e procurem de imediato um médico;
- São necessárias utilizações repetidas de repelente. Este pode/deve ser colocado por cima do protetor solar. De noite, as cores mais claras afastam os mosquitos e podemos impregnar as roupas com repelente. (Dizem que é mais eficaz).
Uma vez que mudamos de ambiente, de fuso horário, de comidas etc, é normal que nos primeiros dias surja a tão pouco deseja diarreia. Caso se fique apenas por aqui, o tratamento é fácil - beber muita água, coca-cola sem gás, chá preto fraco com pouco açucar e tomar Ultra Levur. Fácil! :)
Se tiverem surfistas convosco, e caso se magoem nos corais, devem colocar lima (deve arder horrores) e depois devem lavar com água, colocar betadine e ficam prontos para outra...
Para terminar, e a não esquecer: No regresso e no caso de nos sentirmos doentes e/ou com febre devemos visitar um médico de imediato! Mas não vai acontecer nada. Vamos munidos de medicamentos e vamos trazê-los todos de volta.
Assim esperamos...
0 comentários